top of page

 INSPIRAÇÕES     DAS    CORES

A presença da cor desperta os potenciais do Ser

As cores participam intensamente de nossa dinâmica de vida. Para onde quer que olhemos, vemos alguma cor. Elas se tornam um recurso que alavanca nossos conteúdos internos.

A consciência cromoterápica possibilita-nos recorrer às cores quando queremos despertar nossos potenciais, contribuindo, assim, para manifestar os recursos necessários ao bem viver.

Quando uma condição interna estiver "em baixa", você poderá se beneficiar das cores que proporcionam uma melhora nessa condição e promovem a autoestima.

Se estiver em busca de vitalidade, ânimo e motivação, sintonize o vermelho. Essa cor estimulará a consciência do seu potencial realizador e do poder sobre os elementos da matéria.

Se sentir-se acuado pelo medo ou acovardado diante dos obstáculos da vida, envolva-se com o laranja, que a coragem vai emergir, impulsionando-o a mobilizar seus recursos para vencer os desafios. O laranja despertará em você a audácia, tornando-o mais astuto.

Caso a tristeza absorva seu brilho, entre na energia do amarelo para resgatar sua vivacidade. Deixe verter a criatividade que promoverá os recursos necessários para administrar as contrariedades da vida. A alegria emanada pelo amarelo tomará conta do seu ser. Encare a vida com leveza e suavidade, manifestando-se alegremente.

Se estiver cometendo exageros, tomando decisões precipitadas, não fique nos extremos. Envolva-se com o verde, que o equilíbrio e o bom senso vão reinar em seu caminho.

A incredulidade fez você perder as esperanças? Não fique desolado! Absorva as ondas do azul e irá resgatar a confiança em si e a fé na vida. Essa condição proporcionará calma e tranquilidade, que são indispensáveis nos momentos de turbulência.

Se estiver limitado às situações corriqueiras e apegado aos fatos que acontecem ao seu redor, mergulhe no índigo. Sua consciência se ampliará e você compreenderá que a vida representa um lapso de tempo na eternidade, que o planeta Terra é apenas uma partícula no universo. As situações que se passam na vida nada mais são que conquistas de conteúdo que se somam à vasta gama de experiência da alma. Tudo nesta vida é passageiro, mas faz parte de um processo de edificação do nosso ser.

Caso esteja submisso a alguém ou dominado pelos bens materiais, você precisa do violeta para compreender que os elementos da matéria são passivos à sua manipulação. Para assumir o poder, é necessário vivenciá-lo. Essa prática ocorre quando você exerce o poder sobre si mesmo, escolhendo o caminho a seguir e dominando os próprios pensamentos.

As cores representam um significativo elemento da vida. Seu ser é a fonte do viver. Viva melhor com as cores em você.

Extraído do livro "Vivendo numa boa" autor Valcapelli - Ed. Vida & Consciência

CROMOTERAPIA

As cores estão presentes em várias situações da vida: nos alimentos que ingerimos, nas roupas que vestimos, no ambiente familiar e no trabalho. Na natureza, elas atingem o seu maior destaque, com o brilho da primavera. A presença das cores é sinal de alegria, descontração e saúde bio-psíco-emocional.

O uso das cores para o tratamento físico é conhecido como cromoterapia. O termo é formado por dois radicais: cromo ou croma, que remete às cores, e terapia que corresponde a tratamento ou terapêutica.

Ela se baseia nas propriedades terapêuticas de cada uma das sete cores do arco-íris. Inicialmente, a vibração das cores age nos campos de forças denominados chakras, promovendo o reequilíbrio energético; em seguida, seu efeito atinge o físico, favorecendo o restabelecimento do órgão afetado por alguma doença.

A cromoterapia originou-se em épocas remotas. Relatos de antigas civilizações, como a egípcia, hindu e outras, referem-se à significativa presença das cores na cultura dos povos, bem como à sua contribuição na terapêutica.

Atualmente o emprego das cores tem se tornado cada vez mais freqüente nos diversos segmentos, que compreendem: a decoração, a publicidade e outros. No tocante à cromoterapia, ela tem-se difundido em vários países como prática alternativa, para promover saúde e bem-estar.

Fundamentos da cor no organismo

As cores surgem a partir da incidência da luz. A energia luminosa é composta pelas sete cores do arco-íris, como foi comprovado pelo físico e matemático, Isaac Newton. Ele estudou a decomposição do espectro visível da luz, comprovando que um raio de luz solar, ao atravessar um prisma de vidro, se decompõe em sete cores, conhecidas como as cores arco-íris: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta.

A luz é o princípio básico da vida orgânica. Além de fornecer calor, sua presença é indispensável ao desenvolvimento dos vegetais, permitindo a eles realizarem o processo da fotossíntese. Este consiste na absorção e fixação do gás carbônico presente na atmosfera e na produção do oxigênio, que é imprescindível para o reino animal e à vida humana. Esse processo demonstra o perfeito equilíbrio entre os reinos: vegetal e animal.

As plantas absorvem os raios luminosos, consequentemente as cores contidas na luz, elas passam a compor as moléculas dos vegetais. Num dado momento, partes das cores são eliminadas na flor; em seguida surgem os frutos contendo outras cores. Geralmente o fruto é composto pelas cores que não foram eliminadas pela flor; melhor dizendo, o fruto é constituído pela cor complementares da flor. No maracujá, por exemplo, a flor possui tonalidades do vermelho e do azul, formando uma nuance violeta; a cor complementar do violeta é o amarelo, justamente a cor do maracujá.

Grande variedade de vegetais e frutas servem de alimentos para o homem. A partir da ingestão dessem alimentos, o processo digestivo desagrega as moléculas dos vegetais, liberando as substâncias necessárias para a manutenção do corpo humano. Pode-se dizer que os principais fatores nutricionais consistem na luminescência dos alimentos vegetais.

As cores não são elementos estranhos ao organismo, o corpo está habituado a metabolizar substâncias coloridas. Portanto, o emprego das cores na terapia objetiva suprir o organismo de energia das cores, visando o reequilíbrio das regiões que se encontram carentes de substâncias saudáveis para o organismo ou com algumas funções metabólicas alteradas. A presença das cores favorece o aproveitamento dos componentes nutritivos das células, provenientes da alimentação bem como equilibra as funções orgânicas.

Formas de utilização da cromoterapia

O uso prático das cores poderá ser feito com aplicação de luzes coloridas, água "solarizada" ou visualização de cores.

O banho de luz colorida deverá ser feito na região afetada, com leves movimentos sobre a área do corpo; a distância é de apenas alguns centímetros, o suficiente para que a região fique colorida. Poderão ser usadas lâmpadas coloridas comuns, que se encontram disponíveis no mercado, na intensidade de 15W, 40W, 60W ou 100W. Existem também dois modelos de aparelhos de cromoterapia, um com filtros coloridos e outro com o sistema RGB, para facilitarem o manuseio e a aplicação das cores. Esses aparelhos facilitam a aplicação, porém não são os únicos recursos para você se beneficiar com os efeitos terapêuticos das cores; para tanto, independe de utilizar um aparelho apropriado ou lâmpadas coloridas improvisadas, visto que os benefícios estão na cor projetada e não na fonte de iluminação.

Tomar água solarizada com cores é uma maneira prática e fácil para se obterem os benefícios da cromoterapia. É recomendada principalmente em problemas gastro-intestinais e circulatórios. Para solarização da água, antes de bebê-la, basta pegar uma garrafa de vidro transparente, envolvê-la com papel celofane na cor indicada, enchê-la de água potável e levá-la ao sol; deixe o recipiente exposto à luz solar por um período mínimo de uma hora (sol forte), durante meio dia (sol fraco) ou o dia todo (em dias chuvosos).

Após esse processo, a água já estará potencializada, podendo ser mantida armazenada em outro recipiente, na geladeira etc. (só não ferva nem congele essa água). Ao ingeri-la, além de todas as propriedades que a água possui, acrescenta-se o benefício da cor impregnada nas suas moléculas. A quantidade mínima sugerida é de um copo por dia, no entanto, quanto mais tomar, melhor o efeito.

Outra forma de utilização da Cromoterapia é a visualização de cores, que consiste na projeção mental de cores. Basta imaginar uma cor na região do corpo que estiver debilitada ou no corpo inteiro da pessoa que se encontra debilitada.

O êxito nesse processo dependerá de capacidade de concentração e visualização do cromoterapeuta. Aqueles que estiverem mais treinados, poderão obter melhores resultados, visto que é o poder da mente que servirá de fonte para a emanação da cor visualizada.

Importante: Sendo a cromoterapia uma prática natural e alternativa, ela não dispensa o tratamento médico.Ao contrário, pode ser usada paralelamente.

COR DO ANO DE 2019

VERMELHO

A cromoterapia é pautada na irradiação luminosa, que banha o planeta. A luz, segundo o físico e matemático Isaac Newton é composta das sete cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta). A influência de uma cor será mais marcante nos processos existências do ano de 2019, do mesmo modo que existe um planeta (marte), segundo a astrologia; um número (3) de acordo com a numerologia; um animal (porco) no horóscopo chinês e outras técnicas.

A regência da cor vermelha durante o ano de 2019, vai proporcionar estímulos motivacionais para realizar os nossos objetivos, possibilitando a viabilização prática dos anseios pessoais, poderá ser o fim da busca no exterior ou nos outros e o encontro consigo mesmo. As mulheres terão a oportunidade de sentir o empoderamento feminino e os homens de sentirem as potencialidades do Ser, que poderão estar presentes a cada momento das suas vidas.

Será o ano em que podemos fazer e acontecer na vida, essa cor ajuda a eclodir tudo o que estava guardado dentro de si e poderemos concluir que somos mais capazes do que podíamos imaginar. Surpresas boas nos reservam o ano do vermelho, que virão em forma de oportunidades, é a vida trazendo para perto de nós chances que mostrarmos que somos bons e capazes.

Essa cor surge com um presságio de que está na hora de realizar aquilo para o qual nos preparamos ao longo da trajetória de vida. Onde a participação e a presença semearam, o tempo de dedicação adubaram e a partir de agora começamos a colheita dos frutos de todo o nosso empenho existencial.

A paixão do vermelho não está apenas nas relações afetivas ou amorosas, ela ascende a satisfação de realizar o que gostamos. Podemos nos tornar apaixonados por tudo o que fazemos. O encantamento e a força de vontade, provenientes desse estado apaixonado, poderão estar presentes em todos os momentos da vida: na expressão verbal; nas predileções; nas vocações; nos momentos em família; nos encontros com os amigos; na atuação profissional; naquelas ocasiões só nossa, em que ficamos sozinhos mas não solitários, nos apropriando dos mais caros e reais sentimentos que cultivamos em nós.

O vermelho vem como uma cor para nos inspirar a fazer a diferença, a viver com qualidade e realizar as nossas vontades. Sendo a primeira que surge no espectro da luz, marca o início de nossa trajetória rumo a prosperidade, as realizações pessoais na vida e a conquista dos nossos objetivos.

Agora vamos ao que há de mais prático, quanto ao uso da cor do ano para obter os seus benefícios.

Usá-la na virada é uma maneira apropriada, pois a contagem regressiva para a entrada do novo ano é uma espécie de marco energético e emocional. Como a primeira impressão é a que fica, do mesmo modo os primeiros instantes do ano tornam-se marcantes no transcorrer de 2019. Nesse momento, a influência do vermelho na roupa ou em objetos usados no corpo, como as bijuterias e outras, acentuam as características da cor.

Usar o vermelho no réveillon, já representa uma ousadia, pois em meio a maioria das pessoas vestindo o branco, alguém de vermelho irá chamar a atenção. O propósito não deverá ser esse; mas sim, a ousadia de inovar e de assumir as suas escolhas, pondo em prática ao vestir o vermelho nas primeiras horas do ano. Mas podemos usar também no 1º do ano ou nos próximos dias de 2019.

Outra maneira é fazer uma visualização holográfica em que imaginamos o vermelho, geralmente presente nos fogos de artifícios, caindo sobre nós como um manto energético, revestindo a nossa aura. Dessa forma podemos vestir outra cor que escolhemos, ou até mesmo o branco que é tradicional da festa, mas plasmar o vermelho mentalmente no campo áurico.

Além da cor do ano podemos optar também pela nossa cor pessoal, que deverá ser escolhida segundo os propósitos que queremos firmar na entrada do ano ou decretos que podemos fazer no momento da virada.

A SUA COR PESSOAL PARA 2019

POR VALCAPELLI

A escolha da cor pessoal deve ser de acordo com os seus propósitos a serem firmados para o Ano.

Cada cor representa um estado emocional, e reforça uma intenção. Ela deverá ser escolhida de acordo com a descrição abaixo. Conforme as propriedades das cores que equivalem aos seus objetivos para 2019, aquela é a sua cor pessoal.

VERMELHO é a cor do ano de 2019, sugere assertividade, objetividade, firmeza de propósitos e força de vontade; ancoramento no presente e controle da realidade, além das outras características apresentadas na matéria da cor do ano.

LARANJA para quem quer ser corajoso, destemido e ousado, aventurando-se em novas experiências; tomar decisões e sair da zona de conforto.

AMARELO é a escolha da leveza, suavidade, alegria e jovialidade; ajuda a vislumbrar as perspectivas sem a obrigação de pronta mudança de vida, apenas conhecer os novos caminhos.

VERDE é a cor certa para quem pretende usar o bom senso e ser mais equilibrado; ampliar a visão de mundo, observando o cenário com maior dimensão; não julgar prontamente sendo imediatista; tampouco se fanatizar ou adotar um partidarismo ferrenho.   

AZUL para aqueles que objetivam aumentar o ciclo de amizade ou resgatar o companheirismo; ser mais tolerantes e compreensivos; ampliar a sua fé e viverem com mais calma e serenidade.

ÍNDIGO para quem pretende ampliara os seus conhecimentos, tornar-se mais consciente e envolvido com causas polemicas, que exigem profundo conhecimento e sabedoria;

VIOLETA é a escolha certa para promover a espiritualidade e transcender a materialidade; conquistar o poder de coordenação, de comando e de atuação no ambiente.

ROSA é a escolha certa para quem pretende atrair alguém para amar, bem como manifestar o sentimento de amor e ser mais meiga e carinhosa, despertando a afetividade e ternura.

BRANCO é a cor clássica da virada, optar por ele proporciona uma entrada de ano sem arrastar as velhas crenças, dores e lamentos para o novo ciclo; entrar com ele ajuda a limpar os rancores, largar os lamentos e esquecer os sofrimentos.

Agora que já conhecemos as propriedades dessas cores é hora de optar por uma que mais se aproxima dos seus propósitos para o próximo ano.

Tão logo fizer a escolha é só procurar alguma tonalidade da cor para vestir na virada. Além de usar essa cor no réveillon podemos visualizá-la sobre nós compondo o campo luminoso da aura, por meio da projeção mental dessa cor, envolvendo nossos corpos energéticos, como se estivéssemos imersos numa bolha luminosa na cor escolhida.

Podemos também fazer o RITUAL DA COR NA AURA, para plasmar essa energia e firmar os propósitos para 2019.

Como fazer o ritual: Pegue um pincel ou caneta na cor desejada e pinte uma pequena parte do seu corpo com a cor escolhida, como se estivesse fazendo uma tatuagem com aquela cor. Tome cuidado para não usar produtos alérgicos, evitando esse desconforto. Em vez de pintar diretamente a pele, pode-se colar um esparadrapo numa região do corpo e pintar sobre ele algo na cor escolhida ou colorir todo o campo do esparadrapo. Neste momento da confecção da cor na pele ou no adesivo, ocorre a modelagem temporária dessa cor na aura.

Depois é só aguardar os resultados promissores desse ritual da cor pessoal.

A COR DO ANO DE 2021 SEGUNDO A CROMOTERAPIA É O VERDE.

Por Valcapelli

Todos os anos são apresentadas as cores que exercem vibrações positivas, com base na cromoterapia, que estuda os efeitos das cores no organismo e no ambiente, promovendo sensações agradáveis e boa interação com a realidade.

O ano de 2021 será regido pelo verde. Essa cor proporciona equilíbrio, ponderação e bom-senso, condições indispensáveis para constituir uma nova rotina de atuação na realidade.

Durante o isolamento social, voltamos para dentro de nós, com isso, possivelmente reconhecemos nossos pontos favoráveis e identificamos algumas dificuldades. Essa fase de reclusão pode ter mudado a maneira de ver o mundo, possibilitando a criação de novas estratégias de interação com os outros e com a sociedade.

O verde faz boa mediação entre o mundo interno e o meio externo. Cada um tem dentro de si desejos e vontades; a vida, por sua vez apesenta momentos favoráveis ou inconvenientes. Essa cor desperta a perspicácia para identificar a ocasião oportuna de viabilizar na prática as aspirações, de maneira a atingir os propósitos, com o menor transtorno. Ela promove a sincronicidade que permite realizar a coisa certa no momento oportuno.

Dentre as influências positivas do verde para o ano de 2021, destacam-se o estímulo para sair do isolamento e distanciamento social, sem partir para a compensação e o extremo de tirar o atraso, evitando o imediatismo. Desperta a prudência na retomada das atividades profissionais, dos contatos sociais e das relações interpessoais.

NO TRABALHO o verde é considerado na cromoterapia como a cor da prosperidade, por sua energia que atrai bons negócios. Também estabelece conexão com a natureza, consequentemente sintoniza com as situações favoráveis, atraindo oportunidade de negócios. Com mais recursos internos, preparo emocional e disposição para inovar, aliado a cor verde, 2021 poderá ser um marco inicial de novas perspectiva de avanço na carreira.

NO RELACIONAMENTO o verde trás estabilidade na relação, evita os excessos de cobranças, baixa as expectativas sobre o parceiro, tampouco as tórridas paixões. É uma cor agradável para a convivência, ajuda a ver o lado do outro e sair do egoísmo, promovendo harmonia e equilíbrio nas relações interpessoais.

Faça do verde o seu aliado para a nova fase que a vida irá descortinar em 2021. Inove e se renove, sem perder conexão consigo mesmo, tampouco desconsiderar as tendências de novos caminhos e oportunidades. Você vai contar com a cor da natureza acompanhando cada momento da vida, ajudando nas suas decisões e no desempenho das atividades para criar uma realidade.

SIGNIFICADO DA COR DO ANO

As cores dos anos segundo a Cromoterapia apresentadas nos últimos anos, são cores que atendem à necessidade geral da população, colaborando para o bem viver. Não se trata de cores que necessariamente representam a vibrações do ano, mas sim as que colaboram para a o bem-estar físico e emocional, harmonizando as relações sociais e afetivas.

O verde para 2021 proporciona bom-senso, evita que os interesses exclusos predominem e que as conspirações tendenciosas atenuam o seu interesse de manchar a nossa história com medidas que representam regressão sociopolítica. Do mesmo modo que o verde na natureza envolve toda a vegetação, seja as arvores frutíferas, seja as ervas daninhas, colabora para a manutenção do equilíbrio da flora. A influência dessa, na sociedade conspira a favor da convivência saudável e a harmonia das pessoas, inspirando respeito às predileções de cada um, sem a prevalência de um lado ou de outro, favorecendo a ordem social e a paz interior.

Que a energia do verde possa se manifestar em 2021, aquietando os corações, diminuindo as aflições e enchendo as pessoas de esperança na nova fase, depois de todas as mudanças que o mundo atravessou nesse último ano.

 

21 de dezembro de 2020 – Valcapelli – CromoteraPEUTA

bottom of page